.

11 de mai. de 2010

UM POUCO DA LENDA - INDIAN LARRY

                                                 

          Nascido em 28 de abril de 1949, em Cornwall-on-Hudson em New York, "Desmedt Indian Larry" foi um construtor de bicicletas, dublê, ator e uma lenda no mundo da customização de motocicletas.
         Indian Larry sempre foi amante da customização, porém, iniciou sua carreira no mundo custom, após mudar para a Califórnia e trabalhar como assistente do também lendário customizador Ed “Big Daddy” Roth. (veja um pouco sobre “Roth” neste blog, postado em 26/07/09).

          No ano de 1991, após passar por uma fase na vida bem tumultuada, sendo condenado por assalto a banco, e tendo que lutar contra o álcool e as drogas, “Indian Larry” resolveu deixar seus transtornos de lado e inaugurou a “Gasoline Alley”, loja de motos custom localizada em New York City.

          Com seu estilo “old School” de customização em motocicletas, (guidão alto, embreagem no pé, sem freio dianteiro, tanque pequeno, etc) aliado ao aprendizado ao lado do mestre “Roth Biggy” e ainda por, desde sua infância, ser fã do artista Kenny Howard (Aka Von Duth), Larry logo ganhou destaque no mundo dos amantes das motocicletas, onde colecionou em sua carreira como fabricante/customizador de motocicletas vários prêmios. Destaque para o premio de “Moto Chopper do Ano” pela revista Easy Rider pela sua motocicleta nomeada como “Grease Monkey” (foto abaixo-esquerda), alem de ser vencedor de três
“Discovery Channel Build-Off” (programa onde dois customizadores/construtures de motocicletas devem construir suas motos, e após suas construções devem ir guiando suas motocicletas até um evento onde a melhor motocicleta é eleita pelo público através de votos). A mesma Discovery Channel, que após a morte de Larry, exibiu um episódio do Build-Off em sua memória, no qual uma moto deveria ser montada em homenagem ao Larry, por seus amigos de longo tempo.

          Entre suas inúmeras tatuagens Larry possuía em seu pescoço uma “tattoo” com a frase “In God We Trust * Vengeance is mine sayeth the lord. * No Fear”, com detalhe para as duas linhas centrais, ao qual eram grafadas em sentido inverso, para que ele pudesse lê-las ao se olhar no espelho.

           Em 30 de agosto de 2004, Larry veio a falecer após passar dois dias hospitalizado por reflexo de um acidente ocorrido em uma apresentação no evento “Liquide Steel Classic” e “Custom Bike Series” em Nort Carolina. Larry tinha como uma de suas marcas registradas, ficar de pé sobre suas motocicletas em movimento, infelizmente, no dia 28 de agosto de 2004, após algumas apresentações, Larry perdeu o controle de sua motocicleta, que veio a a cair, resultando em varias lesões, principalmente na cabeça, por não estar usando capacete. Motivo este de seu falecimento.
          Como ator, interpretou a si mesmo no filme "Rocket's Red Glare". Como dublê, participou dos filmes: Quiz Show; Muscle Machine; My Mother's Dream, e 200 Cigarrettes. Alem de participar do programa de entrevistas The Late Show with David Letterman, um famoso programa norte-americano.

          Dois livros foram publicados sobre Indian Larry em 2006, incluindo "Indian Larry: Shaman Chopper", por Dave Nichols e Andrea "Bambi" Cambridge, com fotografia de Michael Lichter, assim como "Indian Larry", de Timothy White.


          Sua autobiografia, "Grease Monkey, The Life and Times of Motorcycle Artist Indian Larry", escrita pouco tempo antes de sua morte, foi publicada em 2007.

2 comentários: